A pauta da sustentabilidade habita as discussões da sociedade há algum tempo. No entanto, ganhou força no universo de negócios nos últimos anos. Um exemplo disso é o aumento da geração e consumo de energia proveniente de fontes limpas. Dentre as usinas que foram implantadas em 2021 no Brasil, 75% foram eólicas e fotovoltaicas, expandindo as usinas do Mercado Livre de Energia e colocando o país em posição de liderança na geração de energia limpa entre os países do Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China). Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, “a matriz brasileira é uma das mais renováveis do mundo com uma proporção de 48%, indicador mais de três vezes superior ao mundial”.
Por que negócios estão buscando energia renovável?
Com um cenário tão promissor, é preciso acompanhar os avanços e levar a agenda de questões ambientais até a sua empresa. Ao utilizar energia renovável é possível reduzir a conta de energia de forma expressiva, além de colaborar para uma retomada econômica sustentável no país.
Mas não é apenas este benefício que o seu negócio ganha ao abraçar as energias renováveis. De acordo com um relatório da PwC, 77% dos investidores institucionais planejam parar de comprar produtos e serviços de empresas que não consideram os critérios ESG.
ESG? O que isso significa?
Essa sigla vem de “environmental, social and governance” e surgiu em 2004 como uma provocação. O intuito é tornar padrão as práticas de sustentabilidade empresarial para que cada vez mais negócios entendam seus impactos negativos e positivos na sociedade e possam tomar atitudes.
Respeitar os direitos humanos, combater a corrupção e contribuir para o alcance das ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) fazem parte das práticas ESG, mas não são os únicos princípios a serem seguidos. A pauta ambiental é cada vez mais importante neste contexto e é preciso adotar iniciativas preventivas, responsáveis e proativas para contribuir com os desafios ambientais.
Consumindo energia 100% renovável, empresas e negócios se alinham aos critérios ESG e se tornam aptos a obter selos de sustentabilidade, ou selos verdes, que atestam a preocupação em diminuir os impactos negativos sobre o meio ambiente. Como consequência, atraem um público cada vez mais preocupado com as questões ambientais, aumentando suas vendas, enquanto ainda melhoram os processos internos e reduz custos.
Uma possibilidade para implementar a geração renovável no próprio negócio são as placas solares, no entanto, nem todos os negócios possuem estrutura e orçamento para implementação dessa estrutura. Nesses casos, o Mercado Livre de Energia pode ser uma solução.
O Mercado Livre está incentivando o uso de energia renovável
O Mercado Livre merece destaque sob o aspecto das fontes renováveis. 52% de toda a geração de fontes consideradas incentivadas (que são as renováveis), foram direcionadas para este mercado, representando um aumento de 38% nos últimos doze meses. Tal avanço encontra total aderência a uma das principais buscas do consumidor atual que adentra este mercado: além da redução de custos, a garantia de fornecimento de fontes renováveis.
Fonte: Tyr Energia