A todo momento vemos novas notícias que destacam a importância da busca por uma maior eficiência energética em empresas, residências e no setor público. No estado do Rio, empresas que receberam isenção fiscal na aquisição de gás natural terão que investir em projetos de eficiência energética e, em outros países, espera-se que a eficiência energética ajude na redução de emissão de gases de efeito estufa, como é o caso do Chile, que tem o objetivo de, até 2050, reduzir em 35% esses gases.
Leia o artigo até o final e entenda a importância deste termo no cenário atual.
O que é eficiência energética?
O conceito de “eficiência” está diretamente relacionado à proporção entre o esforço feito e o resultado obtido. Dessa forma, quanto menor o esforço e maior o resultado, melhor a eficiência.
Quando falamos sobre eficiência energética essa relação se mantém, podendo significar mais energia com menos recursos naturais ou mais resultado com menos gasto de energia.
Esse conceito, apesar de simples, merece atenção já que contribui para a conservação do meio ambiente, minimizando o impacto ambiental e os custos no fim do mês.
Como identificar aparelhos com maior eficiência energética?
Desde 1958, o Ministério de Minas e Energia promove o uso eficiente da energia elétrica e o combate ao desperdício através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
Esse programa atua em diversas áreas, desde a disseminação de informação qualificada em eficiência energética até a promoção do uso eficiente de energia no setor de construção civil e implantação de projetos de substituição de equipamentos e melhorias na iluminação pública, por exemplo.
Mas a sua atuação mais conhecida é o Selo Procel de Economia de Energia que, desde 1983, vem ajudando os brasileiros a escolherem os equipamentos mais eficientes, estabelecendo índices que levam em consideração o consumo e o desempenho para cada categoria de equipamento e mostrando quais possuem maior eficiência energética. Em 2021, este selo ajudou a economizar 22,73 bilhões de kWh de energia elétrica.
Outro programa que promove o uso eficiente da energia elétrica é o PEE. Através do Programa de Eficiência Energética, concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a investir em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico, melhorando a eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.
Como melhorar a eficiência energética na minha empresa?
O primeiro passo para melhorar a eficiência na sua empresa é a conscientização. Mostrar os benefícios que algumas práticas podem trazer, bem como sua importância para a empresa e para o meio ambiente, irá incentivar a sua equipe a mudar hábitos e a buscar novas soluções.
Substituir lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, trocar as máquinas utilizadas por equipamentos com o Selo Procel e realizar uma manutenção periodicamente também são práticas que irão garantir uma melhoria na eficiência energética.
Além disso, entender o seu gasto energético também é importante para otimizar e reduzir os gastos com a conta de luz.
Fonte: Tyr Energia